Mulher com Taça de Frutas - Ticiano , 1.555. Staatliche Museu, Berlin |
29 de novembro de 2012
25 de novembro de 2012
Reportagem de dezembro
Chegou a hora de manerar molecada. |
Convidamos a expert em nutrição Dra. Juliana Munhoz Pirolla para nos orientar, e onde será possível participar encaminhando as suas sugestões e perguntas para a nossa redação pelo e-mail: carol_cripa@hotmail.com ou daniel@danielmartinon.com.br
Participe!
19 de novembro de 2012
Una Bella noche con nosotros
O Restaurante Bella Italia promove nesta quinta-feira um jantar para acompanhar a degustação dos produtos da vinícola chilena Pérez Cruz. Serão quatro rótulos presentes na apresentação:
Perez Cruz Cabernet Suvignon / Perez Cruz Limited Edition COT Malbec / Limited Syrah e o reservado Liguai ( Syrah / Cabernet Sauvignon / Carmenére), acompanhados de tábua de frios na entrada, seguida de salada de folhas com tomates secos e mussarela de búfala, filé ao molho de amêndoas e risoto de Alho Poró no principal e mousse de chocolate de sobremesa.
A vinícola Pérez Cruz é a bodega boutique com maior destaque no Valle del Maipo chileno e tem tradição secular na producão da bebida.
Quem comanda é o consultor Acir Valença, que receberá em seus domínios a ilustre presença de Don Pablo Aguilera para a palestra descritiva da história e da produção vitis vinífera de sua empresa.
Una Bella noche con nosotros - Vinícola Pérez Cruz
Restaurante Bella Italia - Shopping Catuaí
Data : 22 de novembro, quinta-feira às 20h30min
Valor do passaporte : R$ 100,00
Reservas pelos fones : 3337 5544 e 9110 1106 - Sr. Acir
15 de novembro de 2012
Ave Pata Negra!
Finas fatias ibéricas. |
De acordo com as regras de denominação de origem da Espanha, um presunto só é considerado Jamón Ibérico se for produzido com a carne de um porco que tenha pelo menos 75% dos genes de ascendentes ibéricos. Os porcos negros ibéricos vivem principalmente no sul e no sudoeste espanhol, nas províncias de Salamanca, Badajoz, Sevilha, Córdoba e Huelva.
Criados soltos, pastam à vontade. |
Abatidos, os pernis são envoltos em sal marinho e começam a secar. Em seguida são lavados para retirar o excesso do sal e pendurados para maturar. Estae guarda dura em média 12 meses, podendo ir até 36 meses, resultando no melhor Pata Negra existente.
Originam-se então deste processo três tipos de produto:
* Jamón Ibérico de Bellota : O melhor e mais cobiçado, pois é extraído de porcos que vivem soltos, vagando por bosques de Carvalho. Sua dieta é limitada às bellotas e a cura do pernil dura 36 meses.
* Jamón Ibérico de Recebo : Considerado inferior ao Bellota, a alimentação dos porcos também é composta de alguns grãos e cereais. Neste caso a cura dura até 24 meses.
* Jamón Ibérico de Cebo : Este é o tipo mais popular. Aqui os porcos não se alimentam de bellotas, a dieta é basicamente de cereais e grãos,e repetindo a cura de 24 meses.
Além do tipo de dieta e tempo de maturação, a denominação "puro" também depende se o pai e a mãe do animal abatido são de raça pura, 100% ibéricos, e devidamente registrados pelo controle de produção de cada criador. Aí vale resaltar que os criadores são registrados e fiscalizados para manter o controle de qualidade da produção à qual se lhes dá o selo de Denominación de Origen de España.
O termo "Pata Negra" é usado para se referir ao jamón ibérico de forma geral, mas é uma referência à cor das unhas dos porcos ibéricos, ao contrário dos outros animais, onde as unhas são brancas.
Uma peça inteira de jamón tem entre 6 e 8 quilos e mostra uma gordura marmorizada com um paladar inigualável. Graças à ingestão da bellotas, grande parte desta gordura é ácido oléico, um ácido graxo monossaturado que reduz o LDL ( colesterol ruim).
O ritual de corte da iguaria carrega muito da tradição espanhola. |
O corte do jamón é um ritual de arte e deve ser feito manualmente, utilizando de uma faca fina e longa, que corta fatias muito finas, o mais finas possíveis. A Espanha orgulha-se desta tradição e da figura do "Maestro Jamonero " profissional na arte de cortar jamones.
A cozinha contemporânea espanhola não se esquece da tradicional iguaria, e vê-se presente no cardápio do principais restaurantes as novas criações, mas sem perder o belíssimo ritual e o acolhimento típico da tradicional gastronomia espanhola.
Nossa repórter visitou os tradicionais mercados de jamón espanhóis. |
Assinar:
Postagens (Atom)