30 de abril de 2013

Inspirando o paladar - Primeiro encontro



Iniciamos a apresentação da primeira temporada da seção Inspirando o paladar, uma série de encontros enogastronômicos que produzirão uma avaliação profunda à respeito das combinações propostas por restaurantes da cidade. O formato das matérias é simples e direto, visando informar os leitores da harmonia e entrosamento das receitas, na opinião de analistas profissionais.
Se você tem sugestões, envie um e-mail com a sua proposta para daniel@danielmartinon.com.br , e saiba que trazer o conhecimento deste mundo à você é a missão de todos os envolvidos com a publicação.
 Boa degustação!

Inspirando o paladar - primeira temporada, primeiro encontro
Tema : Filés clássicos


Local : Restaurante Serafinni
Prato : Entrecôt ao Roquefort com batatas Georgette aromatizadas ao manjericão.
Vinho : Caldora Yume  Montepulciano d’Abruzzo – Itália.
Analistas: Acir Valença - Sommelier / Oscar Engmann - Chef de cozinha



Excelência no corte, personalidade e sabor.

Aromas elegantes e vocação gastronômica.


O prato surpreendeu pela excelência do corte, servido ao ponto,  que valorizou muito a textura da carne e auxiliou na harmonia com o vinho.
O molho de roquefort envolveu a carne com delicadeza, acrescentando-lhe personalidade e sabor agradável. Ainda no prato, guarnição de batatas Georgette aromatizadas ao manjericão, toques de pimenta e geléia Malbec, formaram um bonito conjunto de cores, aromas e sabores.
O vinho tinto Yume, que acompanhou o prato, mostrou intensa coloração rubi, com aromas elegantes de frutas maduras e estrutura agradável de corpo médio, com taninos macios e bem equilibrados, fatores que contaram pontos na harmonização com a comida. A compatibilização aconteceu de forma justa, principalmente pela sutileza e bom entrosamento das texturas. Este Montepulciano também se destaca por manter a vocação gastronômica dos vinhos italianos.
As temperaturas do conjunto se mostraram corretas, o que indica a importância de escolher um restaurante que tenha adega climatizada em seus domínios, pois se trata de equipamento  indispensável para a conservação e serviço do vinho, além do set de taças adequadas,  bom serviço de sommelierie e cozinha com agilidade.

Dica do Prazer: Vinhos tintos e carnes vermelhas sempre harmonizam bem desde que detalhes como cocção, tempêros, acompanhamentos e temperaturas sejam observadas, além dos cuidados profissionais com a bebida de Baco.

Recomendação: Uma experiência a ser vivida.


                                  Restaurante Serafinni
                                  Av, Higienópolis, 445
                                  Fone : 3324 7700



Um comentário:

  1. Parabéns Acir

    Muito boa ideia.
    Ficou ótima a análise do prato do Serafinni e do vinho italiano.

    abraço

    Appoloni

    ResponderExcluir

Seguidores